segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Conquistando amigos

Algumas vezes temos dificuldades de ser aceito, de construir laços fortes com as pessoas. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você. É importante não fingir ser algo que não é, mas fazer um esforço consciente para cultivar as qualidades que deixarão as pessoas á vontade e felizes por estarem em sua companhia.

Seja educado e cortês. Como São Basílio observou: “O que semeia delicadeza, colhe amizades e o que planta bondade, ceifa amor.”
Sorria. Um sorriso sincero desfaz as resistências, apazigua os contraditores, acalma os irados e encoraja os desanimados. Além disso, cria um ambiente positivo.
Seja otimista. Todo mundo já tem problemas que bastem. As pessoas gostam de gente animada e que pensa em termos de soluções.
Seja sociável. Se você for tímido ou introvertido, concentrar-se em fazer outra pessoa aceita e á vontade o ajudará a se sentir menos inseguro.
Demonstre respeito. É fácil respeitar as pessoas com quem se tem muito em comum, mas o respeito pelo direito dos outros de pensar e serem diferentes é ainda mais importante e cativante.
Procure o que há de bom nas pessoas.
Em vez de estar atento aos defeitos alheios, procure nas pessoas suas boas qualidades. Afinal, todos têm pelo menos algumas.
Fale das qualidades dos outros. Todo mundo precisa saber que suas boas qualidades são notadas e reconhecidas. Seja generoso, sincero e específico em seus elogios.
Relaxe. É sempre divertido estar na companhia de alguém bem humorado. Só não permita que o seu humor magoe os outros.
Mantenha a mente aberta. Todo mundo tem direito a uma opinião. Raramente vale a pena sacrificar uma amizade para ganhar uma discussão.
Seja humilde. É muito desagradável ter por perto gente arrogante que está sempre promovendo a si própria. A humildade cativa. O orgulho é lamentável.
Seja um bom ouvinte. Uma das melhores maneiras de provar ás pessoas seu interesse por elas é demonstrar-se interessado no que têm a dizer, fazendo um esforço entender e expressar empatia.
Seja cordial quando as pessoas errarem. Todo mundo erra ás vezes. Lembre-se da regra de ouro. Colhemos o que semeamos.

Mateus 7. 12
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Revista Contato
Volume 12, n° 7 – pág 12.
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário